PALESTRA E RODA DE DEBATES SOBRE
SAÚDE MENTAL DO JOVEM NA CÂMARA
O evento faz parte da programação da etapa municipal do Projeto Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
POR QUE DEBATER A SAÚDE MENTAL DO JOVEM?
“A temática da saúde mental vinha ganhando destaque nos últimos anos, e a pandemia de Covid-19 foi determinante para a escolha desse assunto, em 2022.
Segundo levantamento de 2021 do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), 1 em cada 7 meninos e meninas de 10 a 19 anos vivia com algum tipo de adoecimento mental diagnosticado, e 1 em cada 5 jovens ou adolescentes de 15 a 24 anos relatou ter experimentado, com alguma frequência, depressão ou desânimo para fazer atividades cotidianas.
Esse levantamento também apontou que os suicídios de jovens representam a quinta principal causa de mortalidade desse grupo, no mundo.
Apesar de o tema estar em alta, ainda é cercado de muita desinformação, estereótipos, tabus, preconceito e estigma. Quem nunca escutou essas frases? “Isso não é depressão, é falta de vergonha na cara.” “Isso é frescura, falta de Deus e de fé.”
Além dos problemas comuns da adolescência, meninos e meninas de grupos mais vulneráveis (pobres, negros, LGBTQIA+, moradores de áreas rurais, indígenas, entre outros) têm enfrentado privações e violências extras, decorrentes de uma sociedade classista, machista, racista, sexista, patriarcal e lgbtqia+fóbica.
Por tudo isso, a tônica do PJ Minas 2022 será potencializar o lugar de fala dos jovens sobre a saúde mental, a partir de suas múltiplas experiências e visões de mundo.”
(Extraído do texto base do PJ Minas 2022 por Amanda Cisneiros)