FATOS & NOTÍCIAS

SOCIAL VAI REALIZAR 3º FÓRUM DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Evento busca convocar toda a sociedade a participar da defesa dos direitos de crianças e adolescentes

Em 2023 é celebrado o 23º ano de mobilização do Dia 18 de Maio – “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro.

Para destacar a data e mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da defesa dos direitos de crianças e adolescentes, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por iniciativa do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) vai realizar o 3º Fórum Municipal sobre o tema.

O evento será realizado no dia 05 de maio, sexta-feira, a partir das 7h, na Câmara Municipal, e é aberto a toda a comunidade, com destaque para profissionais que atuam com crianças e adolescentes, sendo aqueles que muitas vezes têm a possibilidade de ser os primeiros a perceber sinais de violência contra esse público.

Os palestrantes do Fórum serão a advogada, professora, especialista em violência doméstica contra crianças e adolescentes, Luciene Rinaldi Colli, e o diretor regional da Secretaria de Desenvolvimento Social de Minas Gerais / Sedese – MG, Matheus Oliveira de Paula. As inscrições podem ser feitas no site da prefeitura.

Segundo dados apresentados pela Safernet – organização não governamental que busca defender e promover os direitos humanos na Internet – denúncias relacionadas ao armazenamento, divulgação e produção de imagens de abuso e exploração sexual infantil ultrapassaram pelo segundo ano consecutivo a casa de 100 mil denúncias. Foram 111.929 denúncias em 2022, contra 101.833 em 2021, um aumento de 9,9%.

CRONOGRAMA

7:30 – Credenciamento

8h – Abertura e apresentação musical com Giuciléa Lopes Médice

8h30 – Palestra “Violência sexual contra crianças e Adolescentes:Porque falamos em direitos das crianças e dos adolescentes?”, com Matheus Oliveira de Paula, diretor regional da Sedese MG.

10h – Intervalo

10:30 – Palestra “A proteção da infância e o direito de viver a salvo do abuso e da exploração sexual: uma reflexão necessária”, com Luciene Rinaldi Colli, advogada professora, especialista em violência doméstica contra crianças e adolescentes

13h – Encerramento.

Assessoria da PMU : https://www.uba.mg.gov.br/