FATOS & NOTÍCIAS

ELEIÇÕES DO CONSELHO TUTELAR ACONTECEM NESTE DOMINGO (1º)

No dia 01 de outubro  de 2023 (domingo), será realizado, em todo o território nacional, o processo eleitoral para escolha de conselheiros tutelares. Os ubaenses vão votar para eleger cinco representantes, com mandato entre 10 de janeiro de 2024 e 31 de dezembro de 2027.

A eleição será realizada das 08 às 17h, na Escola Municipal Professor Francisco Arthidoro Costa (antigo “Raulzinho”),  na  Rua  Coronel Bernardino Carneiro, 360, Centro. As cinco vagas para o cargo serão disputadas por 37 candidatos. Em cada cabine de votação, haverá uma lista com nome e número de todos os candidatos. O eleitor poderá votar uma única vez em um único candidato, por meio de voto impresso e secreto. 

 CANDIDATOS

Nome
ALEXANDRA FELIPE DA SILVA10
ANA CAROLINE TREVISOL COSTA07
ANDREA DINIZ DE ALMEIDA04
BRUNO PINHEIRO99
BRUNO VAZ CORREA22
CRISTIANO ALBANO FERNANDES90
PROF. DEISE OLIVEIRA70
ELISANGELA TEIXEIRA DA SILVA FERREIRA20
GISELE GUIDUCCI28
HAHNY LULA13
IOZANA MENDONCA DOS SANTOS FREITAS75
JOVANA LAKTIM23
JULIENE DA CRUZ CARVALHO40
LAIS TONIETTO DIAS DA COSTA18
LETICIA APARECIDA LEONARDO BERNARDO30
LUCIMARA DE PAULA01
MARCELLA DE PAULA PEREIRA21
MARCELO CASAL JUNIOR56
MARCELO ARTHIDORO19
MARCIO DA COSTA02
MARCOS PAULO PERON LOPES77
MARIA ALBINA DE CASTRO TEIXEIRA16
MARY FRANCIELLY11
MARYANA TELLES CARNEIRO25
PAULO SERGIO COUTINHO50
PEDRO LUCAS MAGALHAES DE MEIRELES55
RAFAEL CANDIDO GERALDO12
RAFAELA MAGATON91
RAYSSA MARTINS DE SOUZA41
RITA DE CASSIA FERNANDES LIMA05
RODRIGO FERNANDO SOARES LAQUITIM03
SAULO GOMES33
SUSANE DE SOUZA CASTRO26
WALDILENE MARTINS CASAL49
WANDERLAN CARVALHAIS MARTINS44
WELINGTON MIGUEL88
YAN DUARTE TEIXEIRA BONOTO15
QUEM PODE VOTAR
Para votar, os interessados devem estar em dia com a Justiça Eleitoral e, no ato da votação, portar documento oficial com foto atualizada. A votação no processo de escolha para conselheiros tutelares não é obrigatória. No entanto, é uma oportunidade para que toda a sociedade colabore com a defesa dos direitos de crianças e adolescentes, ao eleger aqueles que serão responsáveis por garantir a preservação desse direitos.
O resultado das eleições para conselheiro tutelar será divulgado entre 02 e 11 de outubro.
 
O CONSELHO TUTELAR
Criado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo que zela pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. A missão institucional consiste em representar a sociedade na defesa dos direitos da população infantojuvenil, como o direito à vida, à saúde, à educação, ao lazer, à liberdade, à cultura e à convivência familiar e comunitária. A atuação ocorre em parceria com escolas, organizações sociais e serviços públicos.
 

AS FUNÇÕES DO CONSELHEIRO TUTELAR

O conselheiro tutelar pode aplicar medidas como encaminhamento da criança ou do adolescente aos pais ou responsável; orientação, apoio e acompanhamento temporários; matrícula e frequência obrigatória em unidades de ensino; inclusão em serviços e programas oficiais; requisição de tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico, em regime hospitalar ou ambulatorial, entre outros.

Qualquer cidadão pode acionar o Conselho Tutelar e fazer uma denúncia anônima. Ao tomar conhecimento de casos de violações de direitos, devem aplicar ou requerer das autoridades competentes as medidas necessárias para a proteção integral da criança ou do adolescente.

Assessoria da PMU : https://www.uba.mg.gov.br/