FATOS & NOTÍCIAS

DIPLOMA “MULHER 2022” FOI ENTREGUE EM SESSÃO EXTRAORDINÁRIA NA CÂMARA MUNICIPAL

Homenageadas com o Diploma “MULHER 2022 ( Foto Divulgação/CMU)

O Poder Legislativo Ubaense se reuniu na noite de 11 de março, em Sessão Extraordinária, no plenário da Câmara Municipal, para homenagear, com o Diploma “MULHER 2022”, oito mulheres que se destacam pelo trabalho que realizam, pelo seu carisma ou por sua participação na comunidade.

A sessão é realizada em cumprimento à Lei Municipal nº 3.445, de 14 de abril de 2005, proveniente do projeto de autoria do vereador, à época, Maurício Valadão Reimão de Melo (Dr. Valadão), aprovado pelo plenário, que “Institui, no âmbito do Município de Ubá, a Homenagem ao Dia Internacional da Mulher”.

Estiveram presentes, prestigiando suas respectivas homenageadas e o evento, os vereadores: José Roberto Reis Filgueiras (Presidente da Câmara Municipal de Ubá), Edeir Pacheco da Costa (Vice-Presidente), Aline Moreira Silva Melo (Secretária), Célio Lopes dos Santos, Gilson Fazolla Filgueiras, Jane Cristina Lacerda Pinto, José Carlos Reis Pereira e José Damato Neto.

A mesa diretora da sessão ainda foi composta por outras autoridades presentes: o Prefeito Edson Teixeira Filho, a Promotora de Justiça Dra. Letícia Vidal Tróccoli Guerra de Oliveira, o Comandante da 2ª Cia de Bombeiros Militares, Capitão BM Carlos Eduardo Guilarducci Fonseca, e a Coordenadora das Comissões Permanentes da 30ª Subseção de Ubá da OAB-MG, Dra. Vera Lúcia Andrade Motta Mendes e Silveira.

O evento foi abrilhantado com números musicais escolhidos especialmente para a ocasião. A cantora Martinha Cunha, acompanhada ao saxofone pelo Maestro Wantuil Alexandre, e ao teclado pela musicista Tatiane Andrade, entoou lindamente o Hino Nacional Brasileiro. Na sequência, o Hino de Ubá e a música Aquarela do Brasil foram executados em saxofone e teclado, e, por fim, Martinha emocionou o público presente ao cantar a música “Mulher Vitoriosa”, da cantora gospel Eyshila.

As homenageadas receberam os diplomas das mãos dos vereadores que as indicaram, além de flores entregues pelas autoridades presentes, oferecidas também pelo Poder Legislativo, em referência ao transcurso do Dia Internacional da Mulher. Todas elas têm papel relevante em nossa comunidade, e o anúncio de cada uma para receber seu diploma foi precedido da leitura de fatos que justificam as indicações. As agraciadas com o Diploma “Mulher 2022” foram:

  • Pastora Eunice Pires da Silva, indicada pela Vereadora Aline Moreira Silva Melo.
  • Sra. Terezinha Lourenço, indicada pelo vereador Célio Lopes dos Santos.
  • Sra. Clarissa Machado Felício, indicada pelo Vereador Edeir Pacheco da Costa.
  • Sra. Maria da Conceição Tolentino Pereira, indicada pelo Vereador Gilson Fazolla Filgueiras.
  • Sra. Andreza Fernandes Gazolla, indicada pela Vereadora Jane Cristina Lacerda Pinto.
  • Sra. Ondina Alves Flausino, indicada pelo vereador José Carlos Reis Pereira.
  • Sra. Fabíola Pereira Vieira Rinaldi, indicada pelo Vereador José Damato Neto.
  • Missionária Maria Elisabete Paula Bazílio, indicada pelo presidente desta Casa, Vereador José Roberto Reis Filgueiras.

Em seu pronunciamento, o Prefeito Edson Teixeira Filho destacou a iniciativa dos vereadores pelo reconhecimento às homenageadas e agradeceu pelo que elas representam no município e na sociedade: “A gente ouvia dizer em outras épocas que nada substitui o talento. Eu diria mais: nada substitui a mulher. Cada uma com sua dedicação, cada uma com sua forma de enfrentar a vida e de ajudar seus familiares, seus amigos, e a sociedade como um todo”.

Edson ressaltou a participação feminina no enfrentamento à pandemia, em seus lares, nos hospitais, postos de saúde, nas clínicas, nas escolas. “A nossa homenagem a todas elas aqui representadas por essas oito mulheres que recebem da Câmara Municipal esse Diploma, sendo reconhecidas no Dia Internacional da Mulher como representantes da nossa sociedade”.

Já o Presidente da Câmara, vereador José Roberto Reis Filgueiras, trouxe para seu humanizado e emocionante pronunciamento, pessoas e fatos bem específicos do Poder Legislativo Ubaense.

“Antes de mais nada quero dizer que, para mim, estes momentos deveriam ser sempre eternizados nos anais desta Casa porque representam a valorização do trabalho de pessoas importantíssimas em nossa sociedade, que são vocês, Mulheres.

A Câmara Municipal de Ubá, em seus mais de 100 anos de existência, foi o espelho de diversas alterações na sociedade ubaense. Se no início do século passado era impossível a participação da mulher até mesmo no debate político, nos dias atuais temos três mulheres exercendo a Vereança e, por muitos mandatos, a ex-Vereadora Rosângela Alfenas comandou com maestria esta Casa, eternizando e dignificando ainda mais o papel da mulher ubaense também no cenário político. Sem dúvidas o mundo mudou e, com ele, uma série de paradigmas e preconceitos vem caindo por terra. Dia após dia.

Eu tenho certeza de que as Vereadoras Aline Moreira Silva Melo, Aparecida Sônia Ferreira Vidal (Soninha) e Jane Cristina Lacerda Pinto são uma referência para várias outras mulheres que querem conquistar seu espaço de destaque, seja na política ou em qualquer outro ramo. Isto é fruto do importante trabalho que realizam aqui na Câmara Municipal.

Mas não quero aqui falar apenas das nossas Vereadoras. Hoje, aqui na Câmara Municipal, diversos são os setores em que as mulheres chefiam ou tem papel preponderante para o andamento dos trabalhos. Nada é por acaso. Isto é fruto de merecimento e todas elas chegaram até aqui por suas qualidades profissionais. A Câmara Municipal é mais uma prova de que nossa sociedade evolui com muito mais rapidez quando a mulher se torna protagonista de sua própria história e atua diretamente na construção de um mundo melhor”.

Em seguida, José Roberto convidou à frente do Plenário, as servidoras da Câmara presentes à sessão, surpreendendo-as com buquês de flores, “como forma de reconhecimento e gratidão, em nome de todos nós do Poder Legislativo Ubaense pelo excelente trabalho que exercem nesta Casa”, disse o Presidente, conclamando ao público uma salva de palmas a elas, que são: Danúbia de Castro Gonçalves Mota (Assessora de Comunicação), Edna Lúcia Pinto de Abreu (Assessora Administrativa), Gisele Caires Fernandes (Jornalista), Juliana Jacob (Procuradora-Geral), e Karla Maria Sartori (Assessora de Cerimonial e Eventos).

E continuou o Presidente: “Nas pessoas delas, quero agradecer as demais servidoras da Câmara Municipal que neste momento não se fazem presentes, mas também se destacam pelo brilhante trabalho que exercem. São elas: Ariadna Zonta Rodrigues, Bruna Mariana Tito, Cláudia Pereira da Fonseca, Denize Batista, Diana Pereira da Silva Santos, Gabriela Dahir dos Santos, Gabriela Martins Cancela, Luany Calderano de Souza Silva, Márcia Reis Botelho Condé e Norma Sueli Pereira Nascimento.

Aproveito e estendo esta singela homenagem as já citadas Vereadoras Aline Moreira Silva Melo, Aparecida Sônia Ferreira Vidal (Soninha) e Jane Cristina Lacerda Pinto. O trabalho que vocês desempenham engrandece e muito a Câmara Municipal de Ubá.

Por fim, gostaria de externar meu desejo para que dias como o de hoje não sejam apenas comemorativos, mas que lutemos por uma sociedade na qual mulheres de fibra como essas que foram agora citadas, tenham mais condições de conquistar espaço, voz e vez. Assim sendo, deixo aqui minha última mensagem a todas vocês: Mulheres, saibam que vocês serão sempre símbolo de vida, beleza, sensibilidade e coragem. Obrigado por tudo que representam!”

Fonte: Comunicação CMU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.