FATOS & NOTÍCIAS

Prefeitura de Ubá inaugura Escola Professora Maria Luzia Brandão Teixeira


Na manhã do último sábado, dia 26 de março, a Prefeitura de Ubá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou mais uma unidade educacional, a primeira construída em sistema modular no município. A unidade, instalada no bairro Solar de Ubá, foi denominada Escola Municipal Professora Maria Luzia Brandão Teixeira.
Na solenidade de inauguração, o Prefeito de Ubá, Edson Teixeira Filho destacou a felicidade por inaugurar a escola e anunciou novos investimentos e melhorias de infraestrutura para atendimento dos moradores do local. “A sensação de inaugurar essa Escola não poderia ser melhor porque um dos grandes pilares de qualquer administração é a construção e a consolidação de escolas. No nosso caso, as escolas da pequena infância, a importância que nós temos que dar ao treinamento contínuo dos profissionais, para que essas crianças possam crescer e se desenvolver é essencial. E não há forma de fazer isso sem uma estrutura adequada. Então é essa a nossa alegria: entregar uma estrutura totalmente adequada para a educação. Ainda não finalizada, pois nós faremos outros investimentos para melhorar. Nós temos necessidade de introduzir aqui também o atendimento de creche e já temos verbas consolidadas para a construção de um ginásio poliesportivo. Estamos definindo ainda a melhor área, mas já é um compromisso que nós estamos assumindo com os moradores do Solar de Ubá e com a comunidade ubaense como um todo. A gente fica muito alegre, não só por essa festa de inauguração mas pela própria efetividade da escola. Nós tivemos, há poucos dias, a oportunidade de ver a escola em pleno funcionamento. Então gostaria de demonstrar o agradecimento a todos que colaboraram, direta ou indiretamente, para que a gente trouxesse essa bela obra a favor desta comunidade que tanto necessita do apoio da Prefeitura. Temos a alegria, inclusive, de dar para essa escola o nome de uma pessoa muito querida, de uma família que a gente convive há muitos anos”, disse o prefeito.

De acordo com o Secretário de Municipal de Educação, Samuel Gazolla Lima, a escola vai se tornar um equipamento público de referência para a comunidade. “Inaugurar essa escola desperta o um sentimento de alegria e um sentimento também de gratidão. Gratidão porque quando a gente vê um investimento na área da Educação, numa escola grandiosa, com uma estrutura boa, com salas climatizadas com ar condicionado, com mobiliário adequado, com estrutura para os professores, a gente fica sempre feliz. A escola é a primeira instituição pública nesta comunidade. Então eu tenho a certeza que ela vai virar referência, não só para a Educação, mas para as organizações comunitárias, para a realização de festividades, na oferta de uma série de eventos, ou seja, aqui vai ser a sede das relações humanas, das relações educacionais e das relações sociais”, declarou o Secretário de Educação.
“Desde o início eu já sabia que esse trabalho seria um desafio muito grande. O que eu não esperava é que seria uma alegria maior ainda. Está sendo muito emocionante e o envolvimento com a comunidade está me surpreendendo muito porque essa comunidade é uma comunidade acolhedora, uma comunidade que realmente recebe bem àquelas pessoas que estão prestando um serviço. Então, trabalhar nessa escola para mim tem sido muito gratificante. Estou muito feliz com a escola, com a comunidade, com toda a equipe e com esse trabalho maravilhoso” declarou o Diretor da E.M. Professora Maria Luzia Brandão Teixeira, Rogério Batalha.

Visivelmente emocionado, o Desembargador e Ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, Doutor José Altivo Brandão Teixeira, filho da Professora Maria Luzia Brandão Teixeira, falou sobre a honra de ver o nome de sua mãe eternizado na história de Ubá. “Quando fui convidado a falar eu quase pedi licença para tirar o lenço do bolso. Eu tinha certeza de que iria me emocionar como estou me emocionando agora. Era bem possível que corressem lágrimas por que minha mãe foi uma pessoa que levou a vida fazendo aquilo que se quer fazer nesta escola: ensinando, formando, lutando para que se fizesse o mundo sempre melhor. Foi extremamente caridosa, ela e meu pai. Nossa casa foi uma casa em que as pessoas que sofriam, passavam fome, estavam doentes, iam para buscar um socorro. E as crianças também buscavam um lugar onde brincar. De modo que, nós sentimos como se fosse o reconhecimento à memória dela. Isso nos afeta profundamente porque é um honraria imensa ter seu nome reconhecido. Por isso somos agradecidos a todos aqueles que lembraram dela. Morrer é o destino de todos nós, mas não ser esquecido é uma glória que muito nos honra. Eu sou de Ubá e em todos os lugares em que eu estive no mundo, quando me perguntaram de onde eu era eu respondia: sou de Ubá. Vi esse povo carente de educação, carente de escola. Eu vi as crianças da roça tendo que andar léguas para poder frequentar uma escola. Um equipamento desses, aqui, para crianças de 03 anos, que a mãe pode deixar aqui e ir trabalhar, isso é um apoio muito grande, um apoio imenso para o desenvolvimento social e humano dessas pessoas. Como filho da Dona Maria Luzia isso me deixa muito mais vaidoso ainda, que o nome dela seja dado a uma escola de tanta significação para as pessoas que são semelhantes àquelas com as quais ela conviveu”, afirmou.
Durante a inauguração, alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da unidade realizaram a apresentação “Um Sonho de Escola”. O Hino Nacional Brasileiro, o Hino Municipal de Ubá e a música “Aquarela do Brasil” foram executados pelo maestro Wantuil Alexandre e pela musicista Tatiana Andrade.
Também participaram do evento: o Vice-prefeito e Secretário Municipal de Saúde, Dr. Antônio Carlos Jacob; o Secretário Municipal de Governo, Vinícius Sâmor de Lacerda; o Presidente da Câmara Municipal de Ubá, o vereador José Roberto Reis Filgueiras; diversos Secretários Municipais; servidores; familiares e amigos da Professora Maria Luzia Brandão Teixeira; comunidade do bairro e imprensa.

Escola Municipal Professora Maria Luzia Brandão Teixeira

Em funcionamento desde o início do ano letivo de 2022, a Escola Municipal Professora Maria Luzia Brandão Teixeira já atende mais de 300 alunos com idades entre 03 e 10 anos, nos turnos da manhã e da tarde e conta com quase 30 profissionais, entre técnicos administrativos, professores e serviços gerais, em atuação.

Para a instalação desta escola foi utilizado o sistema de construção modular, uma alternativa moderna e sustentável que propicia obras muito mais rápidas, com custos mais baixos.

Com 1.450 metros quadrados de área construída, a unidade educacional possui: 31 módulos pré-fabricados, com alto padrão de acabamento e conforto termo acústico com paredes e tetos em painéis acústicos, pisos em manta vinílica e ambientes climatizados, subdivididos entre salas de aula, banheiros infantis e adultos, cozinha, sala de direção/coordenação e depósito/almoxarifado, além de pátio coberto e playground.

Fonte: Assessoria de imprensa PMU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.