PROCON DE UBÁ REALIZA MUTIRÃO PARA SUPERENDIVIDADOS

No mês de maio de 2022, o Procon/Ubá, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Ubá (Aciubá) e com os bancos Itaú, Bradesco, Caixa Econômica e Banco do Brasil, realiza o evento “PROCON com você – 1º Feirão do Superendividamento”.

O mutirão de renegociação de dívidas acontecerá nos dias 11/05, no horário de 10h às 16h, no Calçadão Deputado Ibrahim Jacob (em frente ao Itaú) e 18/05, de 10 às 16h, na Praça da Independência.

A iniciativa visa auxiliar os consumidores superendividados a organizarem a vida financeira para poderem retornar ao mercado de consumo de forma digna e com noções de educação financeira. A lei 14.181/2021, que entrou em vigor em julho do ano passado, com o objetivo de tratar o superendividamento, será utilizada como base para as negociações junto às instituições financeiras parceiras do evento.

Além da intermediação para negociação dos débitos, será ofertado aos consumidores orientações e acompanhamento com a economista doméstica do Procon/Ubá.

Para participar os consumidores deverão apresentar documento de identidade com foto, CPF, comprovante de residência e comprovantes da dívida (extrato SPC/SERASA). As senhas para o serviço serão distribuídas nos locais conforme a demanda e capacidade de atendimento.

“O superendividamento leva o consumidor a uma situação de vulnerabilidade, sendo assim eles precisam do amparo e orientações dos órgãos de defesa do consumidor para poder voltar a ter dignidade financeira e aprender a gerir seus recursos com sabedoria. Essa é nossa intenção ao promover esse mutirão de renegociação, ajudar aquelas pessoas que, de boa-fé, não conseguem mais garantir o pagamento das dívidas e, com a promoção de educação financeira, ensinar a elas a não voltar a se endividar. Neste primeiro momento, estaremos mediando a negociação de dívidas com os bancos Itaú, Bradesco, Caixa Econômica e Banco do Brasil, no entanto a equipe do Procon/Ubá está empenhada na ampliação do rol de instituições financeiras e empresas com as quais os consumidores ubaenses poderão fazer renegociações”, explicou a Secretária Executiva Procon/Ubá, Luiza Moreira Campos.

Deixe um comentário